Accelerated Free Fall
Embarque na aeronave
Após a instrução, os instrutores rechecam o equipamento do aluno e embarcam na aeronave.
Preparando para a saída
A saída da aeronave é realizada de maneira cadenciada, de forma que a peça (instrutores e aluno) salte ao mesmo tempo e conectados através dos gripes no macacão de salto.
Saída do avião
Durante a saída do avião, os saltadores são expostos ao vento relativo que vem, inicialmente, da frente do avião, exigindo que a posição seja bem realizada a fim de voarem o mais estável possível.
Em queda livre
Durante a queda livre, o aluno realiza os exercícios previstos em cada nível, acompanhado, inicialmente por dois instrutores e, a partir do nível 4, por apenas um instrutor.
Abertura do paraquedas
Ao atingir 5500ft, o aluno aciona seu próprio paraquedas, monitorado pelos instrutores.
Navegação
Após a abertura do paraquedas, o aluno navega seu paraquedas com o auxílio do instrutor, por meio de um rádio posicionado em seu capacete.
O programa é reconhecido internacionalmente e consiste em aulas teóricas e práticas que permitem, em um curto período de tempo, que o atleta salte sozinho com toda a segurança.
Nesse moderno modelo de aprendizado, as técnicas de voo são aprimoradas rapidamente. Desde o salto número 1, o aluno salta com seu próprio paraquedas. São três saltos acompanhados por dois instrutores (jumpmasters) e quatro saltos acompanhados por um instrutor. Sendo aprovado em todos os níveis, o oitavo salto é realizado solo, ou seja, sem a presença dos instrutores. Antes de iniciar a queda-livre, são necessárias aproximadamente 8 horas de curso teórico onde são abordados tópicos como equipamentos, voo, navegação, procedimentos de emergência, pouso etc.
(*) essa quantidade de saltos é preconizada pelo método AFF, previsto no Código Esportivo da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq) e pela United States Parachutes Association (USPA), podendo ser alterada conforme as dificuldades do aluno e de acordo com as técnicas de instrução.
O curso teórico é realizado no Rio de Janeiro, na Federação do RJ no bairro de Marechal Hermes ou em Resende, pode ser em 2 noites ou 1 dia inteiro em dias de semana.
Os saltos ocorrem no Aeroclube de Resende-RJ, nos sábados e domingos.
Pré-requisitos obrigatórios:
O curso AFF com o túnel de vento é composto de um curso teórico, 30 minutos de túnel de vento e 4 níveis práticos (salto propriamente dito), conforme descrição abaixo. O túnel de vento é uma ferramenta que o aluno suprima os níveis AFF I e II e ainda, possivelmente o nível V, a depender de seu desempenho.
O curso teórico é realizado no Rio de Janeiro, na Federação do RJ no bairro de Marechal Hermes ou em Resende, pode ser em 2 noites ou 1 dia inteiro em dias de semana.
O túnel de vento, no Brasil, encontra-se em São Paulo ou Brasília, porém o agendamento é feito através da Escola Paraquedismo Rio de Janeiro.
Os saltos ocorrem no Aeroclube de Resende-RJ, nos sábados e domingos.
Pré-requisitos obrigatórios:
Importante: Valores sujeitos a alterações a qualquer momento.
O Curso Avançado – tipo BBF (Basic Body Flight) é uma continuidade de treinamento e aprendizado do aluno por um método revolucionário e inovador. Os movimentos aprendidos no programa são necessários para a progressão técnica de qualquer modalidade no paraquedismo.
Na Paraquedismo Rio de Janeiro, o programa de treinamento avançado é exclusivo e personalizado, desenvolvido por instrutores campeões da modalidade. Em 16 saltos, os movimentos aprendidos abarcam diferentes saídas do avião, aproximação, nível, curvas, "side slides", separação, track, delta e gripes. O método prioriza a segurança preparando o aluno para trabalhos relativos com outros de mesmo nível de experiência, valorizando a segurança.
Após o término do treinamento, o aluno tem plenas condições de escolher a modalidade que deseja seguir em sua carreira de atleta.
Consulte-nos para mais detalhes e pacotes para o Treinamento Avançado – tipo BBF. Seja você também um atleta completo formado pela Paraquedismo Rio de Janeiro.
Excelência no esporte!